O que é SDN – Software defined network – NSX

O Software-Defined Networking (SDN) não é uma habilidade que você aprende. SDN não é uma aula que você assiste. Certamente não é um treinamento no qual você pode participar. SDN é simplesmente um conceito. É o software e a tecnologia fundamental que você precisa entender, desenvolver e construir.

O SDN é uma nova abordagem no desenvolvimento, construção e gerenciamento de rede. O princípio básico para entender esse novo recurso, é visualizar o SDN como algo que separa o controle da rede central e dá a possibilidade de promover uma otimização personalizada. A condição permite que engenheiros e administradores de rede possam responder rapidamente aos vários requerimentos das empresas.

Assim como a nuvem, o SDN nasceu de limitações de tecnologias para acompanhar as mudanças de outras tecnologias e demandas. É um mix de tecnologias e software, como se fosse tudo embrulhado em um cobertor quente e confortável chamado de “SDN”.

Por que demorou tanto para o paradigma da rede mudar? Porque a rede apenas funciona. Protocolos de rede, algoritmos e equipamentos apenas mudam com o propósito de seguir a velocidade dos dados que os serviços demandam e para tomar decisões eficientes. A única razão para que a mudança esteja ocorrendo agora é para acompanhar as mudanças que a automação e a virtualização da nuvem traz. Sem essas tecnologias, a rede ainda seria estática.

Mas o que isso quer dizer, “sem a virtualização a rede ainda seria estática?”. Mesmo se você tirar a virtualização desse mix, a rede ainda precisa mudar!

Sim, é verdade, mas o que exatamente está mudando aqui? Sem a nuvem/virtualização, tudo o que a rede precisa fazer é tornar o tráfego dos dados mais eficiente. O que “eficiente” significa para você pode ser qualquer coisa. Isso ainda pode ser feito ao usar hardware e construir características em um firmware, ou seja, o conjunto de instruções operacionais programados diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. O SDN foi criado para lidar com a demanda de virtualização e serviços em nuvem sem a intervenção humana. É claro, como qualquer outro conceito, assim que a ideia nasceu, outros usos e benefícios começaram a surgir fora do domínio virtual.

Sim, você pode ter SDN sem realizar virtualização. Afinal, virtualização é aquilo que veio antes mesmo do SDN se tornar apenas uma teoria. Agora que já se espalhou, pessoas e donos de negócios estão buscando maneiras para usá-lo a cada hora.

Para responder a pergunta, “como a indústria de rede capacita e constrói competências para o SDN de amanhã?”, é necessário desenvolver caminhos de desenvolvimento e capacitação para a tecnologia que está sendo utilizada.

É visível que muitos engenheiros de rede já estejam aprendendo algum tipo de programação direcionada ao crescimento do Software Defined Network. Embora exista esse interesse, o fornecedor que está vendendo o SDN deve ser o principal responsável por treinar e capacitar com as habilidades necessárias os compradores interessados em adquirir essa tecnologia.

 

Fonte: http://www.broadtec.com.br/sdn-e-um-conceito-nao-uma-tecnologia/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *